Para aderir ao RENAVE é necessário efetuar o credenciamento de seu estabelecimento junto ao DENATRAN/SERPRO. Para isso é necessário ter o Certificado Digital da empresa (A1) instalado na máquina que fará o processo, pois sem ele não há como fazer a adesão.
 

O processo de credenciamento é divido em 4 passos:

O Renave-WS exige um certificado digital tipo A1 para cada CNPJ. Caso você possua mais de um estabelecimento com o mesmo CNPJ Raiz, será necessário ter um certificado digital para cada estabelecimento e fazer a adesão de cada um deles.
 
Importante: O suporte ao Credencia não é responsabilidade da AutoRenave, mas mesmo assim disponibilizamos o roteiro abaixo para facilitar a adesão do estabelecimento.

Caso haja dúvidas em relação ao processo você tem 3 canais de ajuda no Suporte do SERPRO que são:

Login no portal

O passo inicial é efetuar o login no endereço https://credencia.estaleiro.serpro.gov.br/credencia-web/#/login selecionando o respectivo certificado digital do estabelecimento, utilizando o modo Anônimo no navegador (preferencialmente o Google Chrome) como detalhado abaixo:

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Solicitação

Depois do login efetuado entrar na opção Solicitação >> Nova Solicitação.

E, a partir deste momento, preencher os dados conforme solicitado no processo:

  • Identificação e endereço;
  • Contatos;
  • Representantes legais;
  • Responsável técnico;
  • Segurança da informação;

Abaixo um breve resumo de cada item/pasta.

Identificação e endereço

Nesta seção trará informações sobre a empresa como endereço e CNAE's associados a ela. 

Na opção Serviço/Natureza deve-se selecionar o seguinte:  mceclip1.png

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Contatos

Nesta área, deverão ser informados quais serão os contatos caso haja necessidade do Denatran contatar o estabelecimento.

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Representantes legais

Indicação dos representantes legais da empresa, bem como os respectivos documentos digitalizados.

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Responsável técnico

Dados do responsável técnico e documento digitalizado do vínculo com o estabelecimento.

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Segurança da informação

Tanto o responsável técnico quanto o representante legal deverão baixar, preencher, imprimir, assinar, reconhecer firma, digitalizar e anexar o TCMS (Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo).

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Depois de tudo preenchido basta clicar nos botões
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Importante: A solicitação pode levar um tempo para ser processada pelo Serpro. Portanto, aguarde alguns minutos para efetuar o processo de Contratação.

 

Contratação

Depois da adesão do estabelecimento concluída, deve-se fazer a contratação do serviço com a SERPRO,  no seguinte local:  Contratação (Contratação E-Commerce).

Você deverá clicar no botão: Contrate Aqui e dar andamento ao processo.

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Para fazer a contratação dos serviços com a SERPRO, será necessário ter um usuário válido na SERPRO.

Se já tiver, informe CPF e Senha para ir adiante, caso contrário clique em FAZER CADASTRO.

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Se foi clicado na opção FAZER CADASTRO preencha os dados conforme solicitado e depois na opção FINALIZAR (Você irá receber um e-mail para confirmar o cadastro).

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Depois do login efetuado na SERPRO preencha os dados da Solicitação de Compra conforme requerido na Identificação do Cliente como indicado abaixo e clique em Salvar para ir adiante.

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Na Confirmação do Pedido trará informações relacionadas ao pedido e basta clicar em Próxima para dar andamento.

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Nos Dados de Cobrança, deve-se indicar o Responsável Financeiro, (Importante: Esta pessoa receberá a respectiva nota fiscal dos serviços fornecidos pela SERPRO mensalmente).

Depois clique em Salvar para ir ao final do processo.

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Na Assinatura do Contrato, você poderá baixar o documento e observar tudo o que está sendo contratado, inclusive os valores que serão praticados pela SERPRO. (Importante: Esta cobrança não tem nenhuma relação com o serviço fornecido pela AutoRenave)

Para concluir a contratação clique em Assinar com e-CNPJ e selecione o certificado digital do estabelecimento correspondente.

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Importante: A contratação pode levar um tempo para ser processada pelo Serpro. Portanto, aguarde alguns minutos para efetuar o processo de Habilitação do Certificado Digital.

 

Habilitação

Depois do credenciamento ser autorizado e o contrato assinado, o estabelecimento deverá incluir o certificado digital no seguinte local:  Habilitação -> Habilitação de Certificado na opção Incluir Certificado.

Importante: Antes de incluir, é necessário exportar a chave pública do certificado digital do estabelecimento.

No item Serviço/Natureza deve ser informado RENAVE CONCESSIONÁRIO/LOJISTA e no item Ambiente informar Produção.

Abaixo, mais informações do procedimento: 

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Após salvar é necessário aguardar alguns minutos para que o certificado digital seja habilitado no Renave-WS.

Depois da adesão, contrato assinado e habilitação do certificado digital serem concluídos, então o AutoRenave estará com TODAS as funcionalidades liberadas para o uso.