O aplicativo AutoRenave é muito intuitivo e de fácil utilização, mas antes do uso em si é necessário seguir alguns procedimentos:

  • Se certificar de que o RENAVE já está disponível no seu estado, e caso esteja apto, então solicitar o Credenciamento no Serpro;
  • Com o credenciamento deferido, você já pode aderir ao AutoRenave através do site autorenave.com.br na opção "Cadastre-se";
  • Caso o seu estabelecimento/concessionário tenha mais de uma filial, ou seja, matriz e uma ou mais lojas com o mesmo CNPJ raiz, será permitido a adesão no AutoRenave apenas de uma delas, e essa será o usuário administrador, que após a conclusão do cadastro, deverá incluir ás demais lojas pelo próprio aplicativo, inclusive dando acesso aos demais usuários, denominados usuários Básicos, cada qual a sua filial/loja,
  • No quadro Estabelecimento, clique no botão Continuar;
  • Efetue o cadastro do estabelecimento e seu respectivo usuário administrador. Com os dados preenchidos e após a confirmação, bastará então confirmar o e-mail que será enviado, e então o usuário administrador e estabelecimento serão ativados;
  • No próprio e-mail de confirmação será possível fazer o download do instalador do aplicativo, bastando clicar no ícone correspondente e executando a instalação;
  • Com a instalação concluída e após o login no aplicativo, será necessário importar para o estabelecimento/loja o mesmo Certificado Digital tipo A1 que foi utilizado no Credenciamento no Serpro;
  • Efetuar o Pedido de compra para inserir créditos.

Após os passos citados acima, o AutoRenave estará totalmente operacional.

Usuário básico

É possível também, efetuar o cadastro de usuários básicos, ou seja, limitados a apenas efetuar os processos do Renave. Para isso, você ou o próprio colaborador, deve seguir os seguintes procedimentos:

  • Acesse o site autorenave.com.br e clique na opção "Cadastre-se";
  • No quadro Usuário, clique no botão Continuar;
  • Efetue o cadastro do usuário, lembrando que o login do usuário é o CPF do operador. Com os dados preenchidos e após a confirmação, bastará então confirmar o e-mail que será enviado, e então o usuário estará ativado;
  • Após o usuário ser ativado, o usuário administrador do estabelecimento deverá liberar o acesso a este novo usuário.

Não há limite para o cadastramento de usuários básicos e um mesmo usuário básico pode ter acesso a mais de um estabelecimento.